A utilização de tecnologias na escola e na
sala de aula impulsiona a abertura desses espaços ao mundo e ao contexto,
permite articular as situações global e local, sem contudo abandonar o universo
de conhecimentos acumulados ao longo do desenvolvimento da humanidade.
Tecnologias e conhecimentos se integram para produzir novos conhecimentos que
permitam compreender as problemáticas atuais e desenvolver projetos, em busca
de alternativas para a transformação do cotidiano e a construção da cidadania.
Ao desenvolver projetos em sala de aula, é
importante levantar problemáticas relacionadas com a realidade do aluno, cujas
questões e temáticas em estudo partem do conhecimento que ele traz de seu
contexto e buscam desenvolver investigações para construir um conhecimento
científico que ajude este aluno a compreender o mundo e a conviver criticamente
na sociedade. Assim, a partir da busca e organização de informações oriundas de
distintas fontes e tecnologias, valoriza-se a articulação entre novas formas de
representação de conhecimentos através das mídias e respectivas formas de
linguagem que mobilizam pensamentos criativos, sentimentos e representações,
contribuindo para a comunicação, a interação entre pessoas e objetos de
conhecimento, a aprendizagem e o desenvolvimento de produções.
Compreender as diferentes formas de
representação e comunicação propiciadas pelas tecnologias disponíveis na
escola, bem como criar dinâmicas que permitam estabelecer o diálogo entre as
formas de linguagem das mídias, são desafios para a educação atual, que
requerem o desenvolvimento de programas de formação continuada de professores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário